Como manter o equilíbrio interior na era das distrações

O mundo contemporâneo tem nos afastado cada vez mais do nosso centro, portanto, reforço: em tempos de inteligência artificial, o autoconhecimento é a sua maior riqueza, pois é de fundamental importância se desconectar dos ruídos externos para não nos perdermos de quem realmente somos além de aumentar o estresse. É preciso estar atento. Hoje em dia o que as pessoas mais se queixam é de falta de tempo, experimente verificar quanto tempo você gasta nas redes sociais consumindo conteúdos que sugam a sua energia e levando você até a se questionar sobre a sua própria vida e valores. Fez sentido para você? Então, já parou para pensar que você poderia estar lendo aquele livro que você tem vontade, mas sempre diz que não tem tempo? Fazendo um curso que para você faz sentido? Ou até se cuidando durante a sua rotina.

Continue lendoComo manter o equilíbrio interior na era das distrações

Relações positivas no trabalho contribuem na diminuição do estresse e Burnout

Não existe ambiente neutro, ou ele contribui para o seu bem-estar ou ele contribui para lhe desgastar. E os impactos são acumulativos se não existir uma tomada de consciência e mudança de comportamento. Quem aí Já chegou em casa após um dia de trabalho se sentindo exausto e com a energia baixa, mesmo sem causa aparente de excesso de demandas? Bem-vindo ao grupo dos que já vivenciaram essa experiência e até tiveram complicações sérias de saúde por isso. O melhor de todos os mundos seria, obviamente, poder optar por outro trabalho, mas nem para todos isso é possível. E como identificar e se preservar, caso não seja possível mudar o local de trabalho? Seguem algumas sugestões:

Continue lendoRelações positivas no trabalho contribuem na diminuição do estresse e Burnout
Leia mais sobre o artigo O ritmo hipnótico das redes sociais: o impacto na saúde mental e nas relações sociais
destaque

O ritmo hipnótico das redes sociais: o impacto na saúde mental e nas relações sociais

O suicídio é uma realidade lamentável que impacta profundamente a sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, mais de 700 mil suicídios são notificados no mundo, sem contar os que não são notificados. No Brasil, são registrados aproximadamente 14 mil casos por ano, na média de 38 por dia. Sabe-se que a maioria dos casos de suicídio está relacionada com a saúde mental e a ausência de autoconhecimento, o que deveria ser disciplina obrigatória na educação. Questões de baixa autoestima, ausência de amor próprio, a busca desenfreada pelo reconhecimento e por se encaixar em padrões específicos que o mundo contemporâneo nos convida diariamente com as redes sociais são fatos que estão adoecendo o mundo e levando pessoas ao suicídio.

Continue lendoO ritmo hipnótico das redes sociais: o impacto na saúde mental e nas relações sociais
Leia mais sobre o artigo Agosto Dourado: Por que amamentar é tão importante? Entenda.
destaque

Agosto Dourado: Por que amamentar é tão importante? Entenda.

Instituído por Lei, o “Agosto Dourado” é uma campanha que incentiva o aleitamento materno por todo Brasil. Em outros países, a prática é lembrada pela Semana Mundial da Amamentação, que acontece entre os dias 1º e 7º de agosto. O leite materno é considerado o alimento mais saudável que existe, sendo rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas, gorduras, de fácil digestão, rico em anticorpos e ainda é capaz de hidratar. O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno para ter um desenvolvimento saudável, o que implica na redução de até 63% das internações hospitalares. Contudo, o aleitamento pode ser estendido até os dois anos de idade. Entre os benefícios da amamentação, é possível destacar que o leite materno fortalece a imunidade; favorece o crescimento saudável; diminui o risco da criança desenvolver diabetes, hipertensão e obesidade; proteção contra alergias, infecções respiratórias e diarreias; e ajuda no desenvolvimento da orofacial do bebê devido ao ato de sucção. Além disso, promove o vínculo entre a mãe e o bebê. No caso da mãe, amamentar evita o aparecimento do câncer de mama. O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas passíveis de serem evitadas. Com base nos dados acima apontados, o Ministério da Saúde ressalta que o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois promove além da proteção imunológica, o desenvolvimento afetivo e psicológico entre mãe e filho. Um mundo mais saudável e afetivo é possível! Vamos juntos apoiar este movimento? Beijos de luz. Com amor, Aretuza Lattanzi

Continue lendoAgosto Dourado: Por que amamentar é tão importante? Entenda.
Leia mais sobre o artigo Você já ouviu falar sobre o conceito de “slowphone”?
Destaque

Você já ouviu falar sobre o conceito de “slowphone”?

“Slowphone” é um movimento que surgiu desde 2020 com o intuito de disseminar o uso sustentável e saudável das tecnologias, uma vez que o exagerado uso do celular e a presença de campos magnéticos aumentaram exponencialmente nos últimos anos, o que tem afetado a vida das pessoas em diversas esferas. Em apoio à filosofia de utilizar o telefone com mais consciência e menos frequência com o objetivo de promover saúde e levar mais produtividade para a vida das pessoas, a Coluna Luz e Sorrisos vem trazer um conteúdo especial para você, prezado leitor.

Continue lendoVocê já ouviu falar sobre o conceito de “slowphone”?

De onde vem a sensação de vazio existencial? Entenda

O vazio existencial se manifesta em consequência de viver uma vida incongruente e sem sentido. Mas, por que isso acontece? A resposta é clara e objetiva: falta de autoconhecimento. Sabe aquela frase que diz: ou vem pelo amor ou pela dor? Pois é, na maioria das vezes, as pessoas só buscam o autoconhecimento quando estão em estado avançado de depressão, mas também vale citar aquelas que cometem o suicídio e perdem suas vidas sem terem a oportunidade de se autoconhecer e mudar o rumo da sua história.

Continue lendoDe onde vem a sensação de vazio existencial? Entenda

O que a ciência diz sobre os benefícios do Yoga para a saúde integral?

Embora a importância da saúde seja um assunto que deve ser elucidado todos os dias, por ser a base da nossa existência com qualidade, o dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde, que nos convida a refletir sobre o assunto. Durante a pandemia, a busca por práticas para reduzir o estresse e a ansiedade aumentou de forma exponencial, e de acordo indicadores do “Google Trends”, um ferramenta que monitora e analisa buscas online, o termo “Yoga” alcançou o auge de pesquisas.

Continue lendoO que a ciência diz sobre os benefícios do Yoga para a saúde integral?

Você já ouviu falar no movimento “SLOW LIVING”? Entenda o conceito

O estilo de vida slow se traduz como um movimento com foco em desacelerar e no autoconhecimento. Com efeito, uma vida com mais consciência, significado, saúde, bem-estar e felicidade. Além disso, o movimento visa uma relação mais ecológica e harmoniosa com todas as formas de vida, valorizando o afeto por tudo o que existe.

Continue lendoVocê já ouviu falar no movimento “SLOW LIVING”? Entenda o conceito
Leia mais sobre o artigo Janeiro Branco: entenda como o cérebro funciona em conexões positivas
destaque

Janeiro Branco: entenda como o cérebro funciona em conexões positivas

Sabe aquela pessoa que você gosta de acompanhar nas redes sociais ou estar perto sempre que possível porque o conteúdo é tão alto astral que inspira e faz sentir bem? É disso que vamos falar nesta coluna com evidências científicas. Estudos comprovam que diálogos construtivos possuem a capacidade de não somente influenciar na mudança da fisiologia, mas também transformar padrões cerebrais e refletir na neuroquímica.

Continue lendoJaneiro Branco: entenda como o cérebro funciona em conexões positivas