Você já ouviu falar no movimento "SLOW LIVING"? Entenda
Aretuza Lattanzi 30 de março 2023
O estilo de vida slow se traduz como um movimento com foco em desacelerar e no autoconhecimento. Com efeito, uma vida com mais consciência, significado, saúde, bem-estar e felicidade.
Além disso, o movimento visa uma relação mais ecológica e harmoniosa com todas as formas de vida, valorizando o afeto por tudo o que existe.
De origem italiana, na década de 80, o estilo de vida slow surgiu paralelamente ao slow food, indo contra a corrente do fast food. O slow food visa hábitos de vida mais saudáveis e sustentáveis, pensando no alimento desde a sua produção, passando pelo respeito à natureza, na valorização dos produtores locais e na agroecologia; bem como na consciência no ato de se alimentar e na valorização das relações sociais.
Mas, como desacelerar se a vida nos propõe tanto movimento, ao ponto de normalizarmos o sono insuficiente, o acordar exausto, o não ter tempo para si mesmo e para desfrutar das coisas simples da vida?
A princípio, é importante ressaltar que desacelerar não significa ser lento, mas sim, gerenciar melhor o tempo e não se permitir entrar nesse ciclo vicioso de ser escravo do tempo e dos excessos. Em suma, é não normalizarmos algo tão danoso para a nossa vitalidade e que nos impede de viver plenamente as sensações de cada momento.
Contudo, desacelerar é algo extremamente desafiador e requer autoconhecimento e fazer um uso inteligente do tempo estabelecendo prioridades para o que realmente faz sentido.
A boa notícia? O estilo de vida slow é possível e extremamente benéfico para a saúde, qualidade de vida e longevidade. Vamos juntos? Seguem as sugestões:
- Respeite o seu próprio tempo e administre a sua rotina de acordo com os seus valores e princípios.
- Pense todos os dias que a sua vida terá fim, o que é natural todo ser humano. Com base isso, que tal aproveitar o seu tempo com mais qualidade?
- Cuide bem das relações que são importantes para você: eles também passarão.
- Faça uma coisa de cada vez.
- Faça mais pausas, seja antes de qualquer decisão, durante alguns momentos do dia ou da noite para refletir e respirar.
- Menos pressa: escolha movimentos mais leves, exercícios que lhe tragam para a consciência, como Yoga e meditação.
- Mais contemplação da existência e de cada ato do dia a dia:
- Descanse quando o seu corpo assim pedir.
- Fique mais tempo off-line.
- Todos os dias aos levantar, olhe-se no espelho e pergunte-se: o que vou fazer com o meu tempo hoje realmente faz sentido para mim?
Por uma vida mais bem vivida!
Beijos de luz.
Com carinho e amor,
Aretuza Lattanzi