Das artes, da poesia, da luz e do amor...
Desde pequena uma autodidata implacável e para tudo o que eu “desperto”, vou de encontro até obter o que desejo, ainda que lá na frente eu venha a perceber que não faz sentido. Sim, eu não me paraliso e com base nesta mentalidade, eu vou me descobrindo cada vez mais mesclando o conhecimento com a prática constante.
De uma fé inabalável, assuntos relacionados à física quântica, ao poder dos pensamentos, das visualizações, dos mantras, do dar e do receber e da gratidão, sempre me fascinaram. Penso que foram os bens mais valiosos que o meu amado pai, com toda sua sabedoria, me deixou.
Durante a faculdade de Odontologia os assuntos relacionados às políticas públicas na área da saúde começaram a me chamar atenção. Recordo-me perfeitamente da implantação da Estratégia da Saúde da Família no município de Cantagalo, interior do Estado do Rio, cidade onde meu pai trabalhava e, portanto, eu passava os meus finais de semana, feriados e férias. Por muitas vezes, durante caminhadas pelas ruas, eu encontrava uma “Kombi” com a logo da Estratégia de Saúde da Família conduzindo os profissionais para o trabalho e já ficava me imaginando naquela condição…
Era o ano de 2005, quando me formei em Odontologia pela FONF (Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo). Imagina o que aconteceu? Fui contratada para trabalhar na Estratégia de Saúde da Família, um programa do Governo Federal, onde a principal diretriz é a promoção da saúde. Gente do céu, deu certo! Permaneci por 2 anos nessa condição, quando aconteceu o concurso público e os profissionais foram dispensados.
Muito disciplinada e estudiosa, passei no concurso público, mas não fui admitida de imediato. Durante o período de espera para convocação, trabalhei pelo Sistema Único de Saúde em dois municípios vizinhos, Trajano de Moraes e Macuco, e também comecei minha trajetória em consultório particular. E sempre me capacitando…
Em 2007 fui convocada para tomar posse do concurso. Que felicidade! Apaixonada pelo que exercia, fui cada vez mais me interessando pelo ser humano de uma forma integral, holística e sistêmica. Já considerada “a encantadora de pacientes”, cada vez mais me aprofundava na área realizando capacitações, cursos de extensão e especializações (Saúde Coletiva e da Família pela Universidade Gama Filho e pela UERJ; Saúde do Trabalhador pela São Leopoldo Mandic). Em 2013 fui convidada a assumir o cargo de coordenadora técnica municipal de Saúde Bucal.
Paralelo ao novo cargo, eu era a dentista responsável da equipe de vigilância em saúde, gestora da policlínica municipal especializada médica e odontológica e coordenadora da CIES – Serrana/RJ (Comissão de Integração Ensino-Serviço da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro). E os cursos e capacitações continuaram, além da pós-graduação em gestão pública em saúde pela UNIRIO.
O trabalho extremamente técnico e brilhante na gestão do município me fez descobrir um perfil ainda não explorado, além de um espírito de liderança avassalador, que por sua vez, me proporcionou diversas premiações, títulos, moções e homenagens em todas as esferas, entre elas, o Prêmio Brasil Sorridente. Agradeço ao meu time porque o mérito foi nosso. Muitas habilidades e competências foram desenvolvidas e descobertas nesse período. Nesse ano, fui eleita a representar o município de Cantagalo no Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (CRO-RJ).
Em 2015, resolvi abandonar o cargo por questões pessoais. Logo, voltei a atuar como dentista na ponta. Adivinha o que aconteceu? Já dizia o filósofo Albert Einstein: uma mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original. Embora eu tenha passado por diversas crises de ansiedade, pânico, angústia, apatia e depressão, até entender que eu realmente precisava expandir e buscar novas rotas, sou grata. Nesse ano fundei o Programa Ateliê da Saúde, na TV Interior, que também foi um sucesso.
Determinada e Imparável no autodesenvolvimento, decidi cursar o mestrado no ISNF/UFF (Instituto de Saúde de Nova Friburgo-UFF) e novas oportunidades surgiram, projetos inéditos foram realizados culminando em artigos de até publicação internacional. Simultaneamente, realizei uma maratona de treinamentos, além de muito networking, os quais me conduziram a mais autoconhecimento e evolução. Em consequência, novos caminhos foram abertos e a vida foi tomando mais sentido e significado. Tornei-me membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPQO.
No mesmo período, criei o projeto social Luz & Sorrisos levando promoção de saúde bucal para as comunidades menos assistidas, quando fui convidada pelo maior portal de notícias da região serrana, Serra News para ser colunista sobre as ações. Paralelo a isto, recebi o convite para ser colunista do Jornal o Debate 24H, um portal de notícias da região dos lagos. A partir de 2018, comecei a escrever também sobre desenvolvimento humano. Sim, eu amo criar e escrever…
Em 2018 fundei o Projeto Integrarmente com a finalidade de levar a minha visão para o mundo. Seguindo a carreira também como palestrante e ativista em projetos sociais de diversas esferas. Tornei-me também, Delegada do CRO-RJ. Em 2019 fundei, junto com outros amigos, o grupo Ignição5.0 com o objetivo de levar conhecimentos sobre desenvolvimento humano e empreendedorismo para o mundo. No mesmo ano, me tornei integrante do INOVAFRI, um ecossistema de tecnologia, inovação e sustentabilidade no município de Nova Friburgo.
Ahh, em 2018 foi o ano que tive o primeiro contato com yoga, mas ainda pensando que era apenas uma prática física.
Em 2019, após um ano de prática e a perceber as mudanças que o yoga promoveu na minha vida, comecei a ler mais sobre a filosofia e a entender a profundidade da mesma. Com base em toda experiência e conhecimento adquiridos, pude perceber que yoga vem muito de encontro com a minha visão sobre autocuidado e saúde. Com efeito, fui me apaixonando cada vez mais.
Em 2020, tomei a decisão de fazer a formação de professora de yoga por desejar trabalhar com yogaterapia e por entender os benefícios que vivo através da prática e por ela somar em outras diversas formações que tenho como Coach, Leader Trainer, Practitioner em Programação Neurolinguística, Master Mind (Lince, Pleno e Eneagrama), MBA em Desenvolvimento de Pessoas, Reiki, Barras de Acesso e Aromaterapia. Nesse ano, em meio à pandemia que nos acometeu, fundei o Instituto de Saúde Integrativa e Desenvolvimento Humano Aretuza Lattanzi.
Em 16 anos de formação e atuação focada na área promoção da saúde, puder perceber que não adianta falar para quem não está preparado para ouvir e que por trás de uma pessoa que não se cuida existe um universo de coisas que precisam ser trabalhadas em profundidade.
Foi então que comecei a utilizar todas as ferramentas técnicas, experiências e conhecimentos a favor do meu propósito. Tão logo tive conhecimento da existência de uma política nacional voltada para as práticas integrativas e complementares em saúde e fui mergulhando cada vez mais neste universo que tem se fortalecido e se expandido quebrando paradigmas (claro que não posso esquecer dos mais necessitados e que só poderiam ter acesso às práticas através do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter mais propriedade sobre como implantar Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS, fiz um curso de Gestão específico. E com a intenção de adquirir mais conhecimento, de acesso a artigos científicos, de estar por dentro de eventos e networking, me associei ao Consórcio Acadêmico Brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CABSIN.
Ainda em 2021, após 3 anos como Conselheira municipal, assumi a Presidência do Conselho de Saúde de Cantagalo, já entregando a Deus os meus anseios pelo melhor para a humanidade, onde tive a oportunidade de adequar toda base legal do mesmo durante a gestão (10/2021 – 04/2022). Em 2022, por meio da Chapa 1, fui eleita Conselheira Regional de Odontologia do CRO-RJ (Gestão 2022-2023) e eleita novamente para a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (Gestão 2022-2025).
Em 2022 fiz mais uma formação em Yoga, obtendo o título de especialista com Certificação Internacional e ingressei no Curso de formação em Ayurveda, o que me deixou ainda mais apaixonada pelas Práticas Integrativas em Saúde. No mesmo ano, lancei o meu primeiro livro “Luz e Sorrisos”.
Em 2023 assumi o segundo mandato no CRO-RJ, em Chapa única (1) e como única mulher. Pensa só nos novos projetos e nos propósitos de Deus…
Do nada, nada vem. É tudo no tempo de Deus!
Propósito
Eu tenho um chamado que é ajudar VOCÊ a ser mais VOCÊ.
Beijos de luz!
Com amor e muito carinho,
Aretuza Lattanzi
Quando a vida nos surpreende
2022 foi um ano de transição, com muitas descobertas e avanços. Assim, chego aos meus quarenta anos vivendo com mais essência e significado. Se tenho planos futuros? Diante dos aprendizados até aqui, procuro focar a minha energia nas ações diárias e permitir que a vida continue a me surpreender…