Saúde Mental merece uma pausa especial: Janeiro Branco e as metas para 2022

Aretuza Lattanzi 12 de janeiro de 2021

Saúde Mental merece uma pausa especial: Janeiro Branco e as metas para 2022

Janeiro Branco é uma campanha nacional iniciada em 2014 com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre a importância do autocuidado em saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido porque as pessoas começam o ano empolgadas com as metas previamente propostas para o Ano Novo.

Estabelecer metas é fácil, o mais difícil é se manter no caminho e saber se desviar das distrações que a todo momento querem roubar o nosso precioso tempo. A mudança deve acontecer de dentro para fora e começar por você. Como? Aprendendo a administrar o seu sistema integral. E para tanto, é necessário ter uma vida com mais consciência para entender o que está alinhado com a sua essência e o que é do mundo.

“Todo mundo quer se encaixar num padrão” dizia o renomado professor de Yoga, Dr° Hermógenes. A “normose”, segundo ele, são os padrões considerados normais pela sociedade atual, tais como: o “normal” é ter o corpo do momento, é ter a harmonização facial da moda, é esbanjar uma vida feliz com base em posses materiais, e etc. E quem não se “normaliza” acaba adoecendo numa busca desenfreada por um ideal que talvez não esteja de acordo com a própria essência e que acima de tudo, é uma ilusão.

Com base nisto, não ser o que a sociedade impõe gera ansiedade, transtornos alimentares, a tentativa de fuga da realidade em consumo desenfreado de álcool, drogas e psicotrópicos, bruxismo, angústia, frustração, podendo chegar a quadros de depressão e ao suicídio. Cuidado com a “corrida dos ratos”, já dizia Robert Kyosaky, autor do livro Pai Rico Pai Pobre. Não tenha medo e nem vergonha de ser quem você é, e de viver e buscar, o que está de acordo com a sua essência. E não importa o que seja, mas deve ser importante e fazer sentido para você.

O universo é todo conectado e que for seu virá de encontro a você, mas não se esqueça de fazer a sua parte e de apreciar a trajetória. Não persiga desenfreadamente os resultados, pois assim você estará deixando de viver o presente plenamente. O resultado vai chegar, desde que você esteja em movimento para isto.

Sendo o foco indispensável para obter resultados, a atenção é protagonista no assunto. E de acordo com o ponto de vista da neurociência, desenvolver estratégias de atenção plena é extremamente importante para filtrar estímulos externos. Para tanto, requer energia e segundo uma pesquisa realizada em Harvard, energia se consome e tem limite, assim como o estado de “flow” (foco centrado, imersão profunda no que se faz).

Se você deseja resultados eficazes e eficiência no processo, além de tudo ter a sua saúde preservada, se atente porque a era multitarefas já era, não funciona. O cérebro só tem um filtro e ele só presta atenção em uma coisa por vez.  O meu convite é o menos com qualidade, princípios do essencialismo, muito bem elucidado pelo autor Greg Mackeaown.

“A sabedoria da vida é saber eliminar o que não é essencial” – Lin Yutang

Finalizo esta coluna deixando a seguinte reflexão: saiba o que VOCÊ quer.

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro. Saúde Mental o ano inteiro.

Beijos de Luz!

 

 

 

Aretuza Lattanzi

Aretuza Lattanzi

Tenha uma vida com mais significado.

Deixe um comentário

Você veio ao mundo para ser você!

Contato

Venha fazer parte desta comunidade!