Inteligência Holística e sua importância para uma vida de alta performance

 

Inteligência Holística e sua importância para uma vida de alta performance

Aretuza Lattanzi 03 de setembro 2020

Partindo da premissa de que para a obtenção de qualquer objetivo na vida é necessário construir bases sólidas, venho trazer uma reflexão com base em evidências científicas e experiências vivenciadas. Vamos lá?

O holismo é um conceito filosófico correlacionado com a totalidade. O termo tem origem grega (holos) e significa “todo, inteiro, conjunto” e de fato apoia-se na teoria de uma visão integral sobre todas as coisas. Em outras palavras, o todo está em cada parte e cada parte encontra-se no todo, o que vai contra as correntes que pregam a visão cartesiana e segmentada.

O termo holismo foi criado em 1926, pelo soldado e intelectual africano Jan Christiaan Smuts (1870-1950) em sua obra “holismo e evolução”. De acordo com o seu pensamento, o conjunto não é a mera soma de suas partes, uma vez que o todo e suas partes se influenciam e convergem entre si.

A visão holística é extremamente abrangente e pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: na saúde, na educação, na física, na ecologia, na administração, nas artes entre outras.

Vale ressaltar que este paradigma não tem nada a ver com religiosidade ou misticismo, mas sim com uma forma de entender os fenômenos de forma integral e sistêmica e o quanto isto é importante para uma vida de equilíbrio e qualidade.

Tá, Aretuza, mas o que isto tem a ver com alta performance? Se você deseja atingir um objetivo, primeiro é preciso transformar-se na pessoa que atinge o objetivo. Como? Mudando a forma de pensar e construindo bases sólidas. Isto não é assunto motivacional, é neurociência e a matemática é simples, primeiro busca-se desenvolver um equilíbrio interno para depois pensar em metas e objetivos externos com congruência e lucidez. E lembre-se que não há resultados sem consistência.

E como obter um equilíbrio interno? Através da prática do autocuidado com base na visão holística. Em outras palavras, é compreender a importância do alinhamento entre o bem-estar mental, emocional, energético, físico, espiritual e social.

Um método muito utilizado no mundo dos negócios, mas que funciona muito bem quando aplicado na vida pessoal é a análise SWOT, sigla em inglês: S (strengths – forças), W (Weaknesses – fraquezas), O (opportunities – oportunidades) e T (threats – ameaças). Através da organização em uma tabela, cada um desses pontos ocupa um quadrante que deve ser preenchido de acordo com o objetivo da análise. Entenda como funciona e a base é o autoconhecimento:

  1. Análise interna: diz respeito a tudo que está sob sua esfera de controle. Envolvendo também, seus conhecimentos, suas capacidades, suas habilidades entre outras competências que podem ser desenvolvidas através de treinamentos.
  2. Análise externa: relaciona-se com aquilo que está fora do seu controle. Contudo, embora você não tenha o poder direto em interferir, pode acessar recursos internos para benefício próprio.
  3. Pontos fortes: suas forças internas X oportunidades do ambiente externo.
  4. Pontos de melhoria: fraquezas internas X ameaças do ambiente externo.

 

Viu só? Agora como preencher a tabela?

  1. Força: todas as aptidões que você possui, como – formações, experiências, poder de persuasão, espírito de liderança, habilidade de lidar com pessoas, inteligência emocional, entre outras.
  2. Fraquezas: insegurança, baixa autoestima, timidez, rigidez, dificuldade em lidar com conflitos, ausência de formações específicas para atingir o que deseja, entre outras.
  3. Oportunidades: saber enxergar as chances diante de você, networking, entre outras.
  4. Ameaças: ausência de qualquer condição que possa lhe impedir de atingir o seu objetivo ou a presença de qualquer condição que possa potencializar suas fraquezas.

 

Perceberam a importância da visão holística para uma análise SWOT eficaz e como resultado, alta performance e qualidade? Agora, é importante ter flexibilidade para entender que o que hoje pode ser um ponto fraco, amanhã poderá não ser mais e ao contrário também. Assim como ter leveza para mudanças de rotas se necessário.

Por fim, quer ter resultados satisfatórios e ao mesmo tempo qualidade de vida? Pega essa visão.

Coluna Social Luz & Sorrisos

Beijo no coração.

Com amor,

Are

Aretuza Lattanzi

Seja lembrado e procurado pelo que VOCÊ tem de único: a sua essência

Deixe um comentário Cancelar resposta

Quer ser o número 1 na mente do seu público?

Contato

Quer ser o número 1 na mente do seu público?

Aretuza Lattanzi

Recent Posts

Blue Zones: o que podemos aprender com as regiões mais saudáveis do planeta

Você conhece o famoso conceito de “Blue Zones”, termo em inglês de tradução “Zonas Azuis”?…

1 mês ago

Por que 28 de maio foi declarado o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher?

A data comemorativa foi definida no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que aconteceu em…

3 meses ago

Não existe ambiente neutro: ou ele contribui no bem-estar ou prejudica a sua saúde

Você sabia que o ambiente em que convivemos pode impactar em nosso bem-estar e saúde?…

5 meses ago

A importância do pré-natal odontológico no fortalecimento do Sistema Único de Saúde

  A importância do pré-natal odontológico na saúde pública Aretuza Lattanzi 12 de março de…

6 meses ago

Janeiro Branco: como a saúde mental pode impactar na saúde bucal

Você sabia que a saúde mental e a saúde bucal caminham juntas na promoção e…

7 meses ago