A importante relação dos chakras com a saúde integral
Aretuza Lattanzi 18 de agosto 2020
De origem no sânscrito, a palavra chakra significa “roda de luz”. Sendo assim, os chakras representam centros de energia intimamente conectados com o nosso corpo e cada um possui uma relação direta com algum órgão específico. Existem milhares de chakras espalhados pelo nosso corpo, mas 7 são os principais e estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça. E não é por acaso que todos os órgãos vitais situam-se nesta região.
- Muladhara chakra, chakra básico ou primeiro chakra: localizado na coluna vertebral, representa a ligação do ser humano com o planeta Terra. Cor – vermelha. Quanto mais aberto, melhor está a energia (disposição). O que significa: capacidade de lidar com dinheiro, propósitos de vida e realizações de ideais.
- Svadhistana chakra, chakra umbilical ou segundo chakra: localizado no baixo-ventre, abrange toda a região onde ficam os órgãos genitais. Aqui a energia é responsável pelos desejos, emoções, prazer, sexualidade e cuidado. Cor – laranja. Quanto mais aberto, melhor é a capacidade de nos tornarmos seres sensíveis e emocionais. O que significa: capacidade de lidar de forma segura com os sentimentos.
- Manipura chakra, chakra plexo solar ou terceiro chakra: localizado na região o umbigo, é o chakra da auto expressão, mais relacionado com a personalidade. Cor – amarela. Quando há desequilíbrio é possível perceber com clareza que a pessoa é invejosa e sofre com complexo de inferioridade. Por outro lado, quando bem equilibrado e aberto denota autoconfiança.
- Anahata chakra, chakra cardíaco ou quarto chakra: localizado no coração, é responsável pelo amor e pela gratidão que sentimos por nós e pela humanidade. Cor – verde. O que significa: equilíbrio. E também é responsável por unir todos os chakras, servindo como uma “ponte” entre eles.
- Visuddha chakra, chakra laríngeo ou quinto chakra: localizado na garganta, representa a comunicação e a criatividade. Cor – azul claro. Quando bem equilibrado denota clareza e compreensão da pessoa ao conversar e disposição em ouvir e falar. Quando fechado, interfere na expressão, podendo provocar assim, distúrbios vocais.
- Ajna chakra, chakra frontal ou sexto chakra: localizado entre os dois olhos, está ligado à intuição. Cor – azul índigo. Quando bem equilibrado nos torna mais seguros e conectados.
- Sahasrara chakra, chacra coronário ou sétimo chacra: Representado pela flor de lótus, localiza-se na cabeça e significa a nossa identificação com um ser maior, ou melhor, com o plano espiritual. Cor – violeta. Quando fechado, impacta nas emoções e quando aberto, nos conecta com a espiritualidade.
Precisamos dos 7 principais chakras para nos manter vivos, são eles que emanam energia e vida para todos os sistemas do corpo. Por isso que quando doenças físicas se manifestam em nosso corpo, na realidade já existia um processo energético acontecendo previamente.
Os chacras representam a nossa vibração, tanto física quanto emocional. Quando você não está bem fisicamente ou com dor, o mais provável é que algum chacra esteja fechado. O mesmo ocorre com pensamentos com sentimentos negativos, ao nos sentirmos assim acabamos bloqueando ainda mais os mesmos.
Compreender os chakras nos permite um autocuidado de forma holística. Com efeito, mais equilíbrio, harmonia, paz interior, saúde, qualidade de vida e longevidade. Vamos juntos?
Beijo no coração.
Com amor,
Are
Aretuza Lattanzi
Seja lembrado e procurado pelo que VOCÊ tem de único: a sua essência